quarta-feira, 28 de março de 2012

VEM E SEGUE-ME - Discípulo ou Religioso: Qual é a sua?

Vivemos numa sociedade que segundo alguns tem despertado para uma dimensão além do materialismo, uma dimensão espiritual. Fala-se no contexto das inteligências múltiplas até de "inteligência espiritual".

Religião (do latim "religare") é o esforço do homem em busca de Deus (es) ou da divindade; religioso, por tanto,   é aquele que segue a uma religião.

Jesus não nos chamou para sermos religiosos e sim para sermos discípulos, da da língua grega, vem o sentido de seguidor, aprendiz.

Temos até o ditado popular que diz: "toda religião leva a Deus", e o ser humano se vê perdido no meio de tantas religiões ou seitas (grupos menores): judaísmo, islamismo, budismo, panteísmo, catolicismo, protestantismo, espiritismo e outras, que podem desviar o homem da solução de Deus para nossa vida: Jesus Cristo.

Permita-me repetir: Jesus não nos chamou para sermos religiosos e sim para sermos Seus DISCÍPULOS.

Gostaria de fazer algumas considerações no sentido de diferenciar o DISCÍPULO do RELIGIOSO, como segue abaixo.

DISCÍPULOS DE JESUS
1) Obras para glorificar a Deus (Mateus 5:16).
RELIGIOSOS
1) Obras para serem vistos (Mateus 23:5).

DISCÍPULOS DE JESUS
2) São SEGUIDORES gerando libertação e salvação (Marcos 3:13,14) quando pregam o Evangelho, a pessoa crê e logo deixa práticas condenadas por Deus.
RELIGIOSOS
2) São GUIAS CEGOS gerando escravidão, perdição e filhos do inferno (Mateus 15:12-14 / Mateus 23:15), como Jesus disse: "são cegos guiando outros cegos".

DISCÍPULOS DE JESUS
3) Ávidos por APRENDER (Mateus 11:29), o convite de Jesus é para que APRENDAMOS dEle, por isso Ele responde às perguntas dos discípulos.
RELIGIOSOS
3) Ávidos por ENSINAR sua doutrina (Mateus 23:6-8) para se destacar, mesmo quando eram discussões infrutíferas e que só geravam contendas, brigas (1 Timóteo 1:3-7 / 1 Timóteo 6:20s / 2 Timóteo 2:16-18).

DISCÍPULOS DE JESUS
4) Poder é SERVIR, a exemplo do Mestre Jesus (Mateus 23:11-12 / Mateus 20:20-28).
RELIGIOSOS
4) Poder é SER SERVIDO, líderes religiosos querem honras para eles (Mateus 23:6-7), Jesus não desconsiderou pais, mestres, guias, mas sim a honra que damos às pessoas pelos títulos não damos a Deus.

DISCÍPULOS DE JESUS
5) Foram treinados para RESOLVER problemas (Mateus 14:16, 16:13).
RELIGIOSOS
5) Eram peritos em CRIAR problemas, a Bíblia é clara ao mostrar religiosos "tentando" a Jesus (João 8:6), a briga de grupos religiosos (Mateus 22:23-46) para ver quem derrubaria Jesus, se os saduceus (v. 23) ou se os fariseus (v. 34).

DISCÍPULOS DE JESUS
6) Preocupam-se mais com a ESSÊNCIA, com o INTERIOR, com a relação com o Mestre Jesus (João 15:1-5), com que Deus vai ver, pensar e dizer de cada um de nós.
RELIGIOSOS
6) Preocupam-se com a APARÊNCIA, com o EXTERIOR, com a relação com os homens (Mateus 23:25-28), com que as pessoas vão ver, pensar e dizer.

DISCÍPULOS DE JESUS
7) Recebem e vivem com o ALÍVIO do Mestre Jesus (Mateus 11:28-30).
RELIGIOSOS
7) Recebem e vivem com o PESO das cobranças e exigências da religião (Mateus 23:4), muitas vezes com normas, rituais e regras que Deus nunca exigiu; os fariseus acrescentaram mais de 600 (seiscentas) normas e exigências além do que Deus havia determinado.

O que você tem sido ou vai escolher SER daqui pra frente: DISCÍPULO ou religioso? Lembre-se que Jesus nos chama a sermos DISCÍPULOS e não religiosos.

Pr. Petrônio Tavares.
Extraído do Boletim da  IPE de 25/03/2012. Pregação do 
dia 18/03/2012.